sábado, 11 de junho de 2011

Nossa união



Pesquisas recém publicadas divulgam que a maior perda de uma família estruturada, é a perda de um dos cônjuges.
A Bíblia menciona sobre a importância do relacionamento conjugal, quando no livro de gênese, ao criar o homem, percebe que não seria bom que ele vivesse só. Deus fez Adão cair no sono profundo, e retirou dele uma costela, para formar a mulher. Tal simbiose vislumbraria um ensino secular - A família, constituída por Deus, é gerada como uma unidade advinda de um só corpo.
Deus formou a mulher de uma costela retirada do companheiro. Por que em meio a vários sistemas do corpo humano, Deus retira de um osso alongado, que se estende da coluna vertebral, até o osso chato, localizado na parte anterior do tórax, identificado como esterno? Por que a mulher não foi retirada da cabeça ou do calcanhar do companheiro?
A costela funciona como uma fábrica de renovação sangüínea. Dentro dos seus ossos chatos, o tecido chamado de hematopoiético fabrica sangue, responsável pela preservação da vida. O nosso corpo tem sangue, que precisa ser renovado. As células vermelhas – hemácias se renovam a cada quatro meses, ou seja, cento e vinte dias.
O nome Eva deriva do hebraico como “hav váh”, que significa “vivente”, “vida”, ou seja, Eva significa mãe da vida. É por isso, que a mulher é uma benção, quando movida pela sabedoria de Deus, edifica o lar. Foi criada de uma costela, porque em seu interior, o que está sendo gerado, é vida. É o clamor pelo sangue de Jesus, o poder do Espírito Santo, renovado ao buscar a Deus, proteção, felicidade para o seu lar. O companheiro ao reconhecer o valor de sua companheira, torna-se invencível nas batalhas advindas pela vida, porque no interior da mulher, existe a suplica pelo poder do Sangue de Jesus.
Vejamos as qualificações da mulher;; - De um pedaço de tecido, botões e linhas, ela cria uma camisa. Se o homem doa uma célula – o gameta, ela devolve o filho. O homem, é fruto de um vestibular mais difícil, são 400 milhões de espermatozóides, para ser aproveitada apenas uma célula.
A mulher tem uma percepção lateral, porque é guardiã da cria. O homem tem uma visão focalizada, é um ser preparado para caça, para prover a família. Homem e mulher são diferentes. O homem na sua natureza é prático e a mulher romântica. A mulher não consegue dormir com o barulho da criança, porque e guardiã. Deus trouxe a mulher da costela do homem, para ser companheira, ajudadora. A mulher nasce com o instinto da vida, por causa da sensibilidade, da oração, da insistência. Por isso, Deus a capacitou para ser cuidadosa, conselheira, apaziguadora. Os ânimos acirrados podem ser arrefecidos pela sabedoria da companheira. Ha um ditado popular que diz - quando um não quer os dois não brigam.
Casamentos quando ocorre desajuste conjugal, a responsabilidade pelo problema é de ambos os cônjuges, mesmo que a situação aponte para um único responsável. Assim, uma pessoa ao se casar ou manter-se casada, o faz pelas virtudes do parceiro ou da própria união. Porem, junto às virtudes, aparecem às diferenças e ate mesmo os problemas. Questões sociais, culturais, educacionais, podem interferir na manutenção do casamento.
A proporção de casais com filhos menores de idade nas separações judiciais aumentaram quinze vezes, inferindo em torno de 61,9%.
Inúmeras são as razoes objetivas e praticas de separações. Os casais alegam perda de amor, a presença de um relacionamento extraconjugal, o esfriamento sexual, as brigas constantes, a interferência dos sogros, a falta de dedicação ao casamento, e tantos outros que propiciam desajuste conjugal.
Porem, da mesma forma que vimos antes, em relação aos fatores inconscientes, ou seja, aqueles que não são percebidos pela pessoa, reforçados pela manutenção de uniões desajustadas, também, no momento da separação, o inconsciente mais uma vez, pode sabotar na escolha da ruptura do casamento. Ao eclodir as crises conjugais, o casal pode refletir após anos de vida a dois, sobre a escolha não assertiva.
Não é raro que uma pessoa encontre no parceiro, alguém que pode aliviar sua ansiedade ou angustia, diante de seus problemas pessoais. É algo normal da expectativa de uma União. Porem, quando esta aliança é quebrada, as dores não sendo mais dividida, a ansiedade tende a se agravar e a união pode acabar.
Há grande probabilidade, de uma das partes, iludirem-se a respeito da vida do divorciado, alimentando uma expectativa de vida melhor, mais prazerosa, e posteriormente, constatar que a separação, não alcançou o propósito almejado. Portanto, não é tão raro ou estranho, que separações retrocedam.
Certa vez, a multidão se reuniu em torno de Jesus, ao qual, tornou a ensiná-los, como tinha por costume, e discorreu sobre o tema relacionado ao casamento. “Porém, desde o princípio da criação, Deus os fez macho e fêmea. Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á a sua mulher, E serão os dois uma só carne; e assim já não serão dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.” (Marcos 10:1;5-9).
Deus uniu o casal no fundamento de um amor verdadeiro. Este amor, não é o resultado de um paradigma criado pelo cotidiano, frágil, efêmero, volátil. Mas o amor verdadeiro advém de um legado, disseminado pelo amor incondicional de Jesus. Este modelo indissolúvel permeia e fortalece a união de um casamento, inabalável frente adversidades da vida.
Deus os uniu para ser uma só carne. É preciso compartilhar e valorizar cada momento juntos. A Comunicação franca entre esposo e esposa, permite a cada um, entender melhor o outro, evitando muitos desentendimentos. A participação nas opiniões, sonhos e temores através da comunicação, permite uma intimidade que ajuda a unir o casal.
A vida é a melhor escola, o tempo o melhor professor. Na relação dual, aprenderemos que o verdadeiro amor é conquistado e construído diariamente. Através do respeito, da honestidade, fidelidade, paciência, resignação, altruísmo, o alicerce é sedimentado e a união consolidada. Deus tem todos os recursos, segredos e orientações, para preservação de uma família verdadeiramente feliz. Em todos os livros publicados, o único completo – a Bíblia, ensina que "Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. Porque a ira do homem não produz a justiça de Deus" (Tiago 1:19-20).
Como dizia o pensador José Saramago: “- Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara” Ainda há tempo para reconstruir o que outrora parecia impossível. Pois, "Amar, em sua essência, é o projeto de se fazer amar." (Jean-Paul Sartre).







2 comentários:

  1. olá, passeando pela net como de costume achei seu blog e qual ñ foi minha surpresa ao ver que somos apaixonadas pelas mesmas coisas, assim mesmo, nessa sequencia...dai ñ deu outra vou segui la...
    DEUS abençoe sua semana...
    bj bj bj

    ResponderExcluir
  2. Postei nova msn no blo doceestação Gostaria de compartilhar com você.
    Abraços,
    Ceiça Honorato

    ResponderExcluir